13 de ago. de 2007

Primeira atividade compartilhada!!!

TIC


Através do artigo "Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimento", de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, pode-se visualizar duas formas para uma boa utilização da tecnologia de informática e de comunicação dentro da educação.

A primeira delas seria a criação de grupos de estudo com toda a equipe escolar. Um espaço onde temas atuais e polêmicos sejam colocados em pauta para que cada membro da escola possa posicionar-se e, através da troca, enriquecer seus conhecimentos, melhorando assim a prática pedagógica, pois a sinergia da equipe escolar é uma arma poderosa para transformar a cultura escolar em resultados desejados.

O mesmo poderia ser trabalhado com os alunos (nas séries mais avançadas e em uma realidade na qual todos tenham acesso ao computador e à Internet). O professor lançaria desafios onde o que interessa não é a resposta, mas sim as formas pelas quais os educandos buscariam as informações e a maneira como e se colocam diante da problemática proposta. Isso seria a verdadeira construção do conhecimento, pois o discente passa a ser membro atuante do processo educacional.

Esta é uma prática democrática que valoriza a autonomia do aluno, que dá liberdade para que desenvolva o espírito crítico e a responsabilidade, para que aprenda a trabalhar em grupo, de maneira paciente e cooperativa.

Esta forma de ensino não tira o professor de cena, sendo ele importante para o crescimento do aluno. Segundo Almeida, o professor "atua como mediador, facilitador, incentivador, desafiador, investigador do conhecimento e da própria prática de aprendizagem individual e grupal.”.
Incorporar o uso da tecnologia de informação e comunicação – TIC – na escola é importante para capacitarmos indivíduos com conhecimentos que dêem sua contribuição, fortaleçam a sociedade e também possam exercer sua cidadania. De acordo com Araújo (2000), não é apenas participar da vida política e pública "É necessário algo mais, que vise a construção de personalidades morais, de cidadãs e cidadãos autônomos que buscam de maneira consciente e virtuosa a felicidade e o bem estar coletivo".


Este é um desafio para todos nós, profissionais da educação, pois, para aprender a usar corretamente e de forma eficaz a TIC, é necessário desatar os nós que aparecem nas redes de ensino, ousar e não desanimar, buscar para isso o conhecimento das ferramentas e técnicas que, bem utilizadas, ajudarão na nossa prática pedagógica.

Mas onde fica a afetividade, parte importantíssima para a aprendizagem nesta rede? Este é mais um grande desafio do educador que precisará dar chance para que a aprendizagem aconteça de forma dinâmica dentro dessa nova perspectiva de ensino sem que, com isso, percamos a proximidade com nosso aluno. Acreditamos no desenvolvimento do ser de forma completa, em um ambiente onde o potencial cognitivo, criativo, emocional e humano sejam contemplados.

Referências bibliográficas:

ALMEIDA, M.E.B. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos.
ARAÚJO, F. U. Escola, democracia e a construção de personalidades morais. Educação e pesquisa. São Paulo, v 26, nº 2, p. 91-107, jul./dez.2000.