10 de set. de 2007

MÃOS À OBRA!

ATIVIDADE 13
Projeto: (será escolhido através de concurso realizado entre os alunos).

Público alvo: alunos do ensino Fundamental II (5ª a 8ª série).

Tempo: um bimestre.

Disciplinas Envolvidas: Português, Arte, História, Matemática, Ciências, Geografia, Informática, Inglês e Educação Física.

Justificativa:

O projeto surge devido à necessidade de uma tomada de consciência através da reflexão sobre questões ambientais de forma geral nas mais diversas áreas do conhecimento. Olhar para o futuro significa, antes de tudo, cuidar do que temos hoje de mais precioso: o nosso planeta. Várias campanhas de educação ambiental têm despertado as atenções para o problema do lixo nos grandes centros urbanos. Cada vez mais, as metrópoles, com altos índices de crescimento da população, têm encontrado dificuldades em obter locais para instalarem depósitos de lixo (aterros). Logo, a reciclagem mostra-se como uma solução viável no ponto de vista econômico, além de ser ambientalmente correta.

Objetivos:

Refletir sobre os problemas ambientais de forma geral, ou seja, num contexto globalizado.
Refletir e discutir questões ambientais mais restritas ao dia a dia do aluno para que esse possa perceber os reflexos das suas ações num contexto mais amplo.

Aprimorar as habilidades e conhecimentos em Informática, por meio do trabalho com softwares específicos, dentre eles Word, Paint, Power Point, ferramentas do Windows , bem como softwares educativos, tais como Math Blaster, Geografia da Dona Benta, Jogos de raciocínio, Blocos lógicos, Tabuada, etc.

Proporcionar o conhecimento e o trabalho com as estratégias de busca na internet abordando a temática da reciclagem e desenvolvendo a linguagem oral e escrita.

Estimular a criação artística tendo como suporte papéis inutilizados pela escola e pela comunidade através de oficina de reciclagem.

Incentivar a geração de renda e a preservação do meio ambiente.

Desenvolvimento:

1- Escolha e elaboração do slogan do projeto através de um concurso.
2- Produção de diversos gêneros textuais como: jornais, informativos, folder, música, curiosidades, poesia e carta.
3- Análise de diferentes fontes de pesquisas, documentos, informações sobre dados relativos ao meio ambiente.
4- Incentivar programas de seleção, reciclagem e destino do lixo.
5-Visita ao aterro sanitário.
6- Assistir documentários e palestras referentes ao tema.
7- Delegar funções e responsabilidades por meio da organização e conservação da exposição.
8- Realização da oficina.
9- Utilização do papel produzido na oficina para a confecção de objetos artesanais como: porta-retratos, blocos de anotação, cadernos, álbuns de fotografias, painéis, calendário, etc.
11- Utilização do papel produzido na oficina também para divulgar produções textuais dos alunos sobre as reflexões feitas em classe sobre a preservação do meio ambiente através de painéis ou livrinhos.

Finalização:
Exposição da produção.

Construção e elaboração do jornal do projeto.

Avaliação:

A avaliação será formativa, processual e considerará o empenho e o envolvimento dos alunos individualmente e em grupo; terá um caráter diagnóstico tanto para professores como para alunos; utilizar-se-á na detecção de possíveis erros e como redirecionamento das próximas ações com relação ao tema.

Fonte: